domingo, 23 de janeiro de 2011

Domingo: O dia do Sabá?

 Ao longo da história do Novo Testamento, o Domingo tem sido um dia importante para a igreja. Desde que Jesus ressuscitou no Domingo pela manhã, os cristãos consideram o Domingo como um dia especial. Isto era evidente mesmo antes da Bíblia ser completada, como indicado no capítulo 20, versículo 7, do Livro dos Atos, em que está registrado que a Igreja se reuniu em Troas, no primeiro dia da semana e Paulo pregou á congregação.
    A evidência histórica indica que no início a Igreja considerava o Domingo o dia sagrado. Por exemplo, um escritor da história da Igreja relata que Origen, que foi pastor da Igreja em Alexandria, durante o Século Três depois de Cristo, escreveu:
Portanto, deixando de lado as observações judiciais, vejamos como se procede a observância do Dia Sagrado para o cristão. O dia sagrado determina que nenhum trabalho mundano deve ser realizado. Se então você cessa de todo emprego secular e não faz nada mundano ficando livre para ocupações espirituais, vai à igreja, ouve a leitura da Palavra de Deus, pensa sobre coisas divinas, preocupa e espera o futuro, têm diante de seus olhos o julgamento próximo e não se importa com as coisas presentes e visíveis, mas com as coisas invisíveis e futuras, esta é a observância do Domingo sagrado do cristão.(Citação tirada de H.J.W. Legerton, F.C.A., “O Dia Sagrado do Senhor”, A Sociedade de Observância do Dia do Senhor, Inc., Londres,página 4.).
    Neste estudo, aprendemos que a Igreja do tempo de origen teve ampla sustentação bíblica para chegar a essa conclusão. Contudo, por séculos seguidos, a Igreja tornou-se crescentemente confusa em relação ao pensamento bíblico ao considerar o Domingo como o dia sagrado do Senhor.
    No entanto, antes da Segunda Guerra Mundial, os cristãos consideravam o Domingo um dia para se praticar apenas atividades extremamente indispensáveis. Na maioria das comunidades todos os estabelecimentos comerciais eram fechados aos Domingos, obrigando os ímpios ou incrédulos a reconhecerem esse dia como especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário