quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Existe Sorvete que não derrete?



Até parece coisa de cientista maluco, mas, em vez de derreter como os sorvetões comuns, o sorvete JELL-O, produzido pela rede americana Cold Stone Creamery, se transforma em pudim quando exposto ao calor! O produto – cuja receita é mantida em segredo pelos fabricantes – nasceu da combinação de ingredientes do sorvete com o de pudins (veja abaixo).
A resposta para o titulo do post é basicamente sim. Até parece coisa de cientista maluco, mas, em vez de derreter como os sorvetões comuns, o sorvete JELL-O, produzido pela rede americana Cold Stone Creamery, se transforma em pudim quando exposto ao calor! O produto – cuja receita é mantida em segredo pelos fabricantes – nasceu da combinação de ingredientes do sorvete com o de pudins (veja abaixo). “Não adicionamos nenhum outro ingrediente ou substância química para conseguir essa textura, única no mundo”, diz o cientista de alimentos Ray Karam, um dos responsáveis pela novidade. Lançado nos EUA, o sorvete “inderretível” só deve chegar ao Brasil quando for inaugurada a primeira loja da rede no país – as negociações já começaram. Até lá, o jeito é chupar logo o seu sorvete ou continuar com a mão melecada!
Fim da melança
Confira como é feito o JELL-O, o sorvetão que vira pudim.
1. Guardada a sete chaves pelos fabricantes, a receita do JELL-O é baseada na combinação de ingredientes usados na preparação de sorvetes comuns e de pudins, como ao adicionar partículas de gelatina ao creme.
2. Depois de preparada, a mistura é colocada no freezer até adquirir a consistência cremosa característica dos sorvetes. É um processo similar ao da fabricação de gelatina caseira, que ganha sua textura final na geladeira.
3. Exposto ao calor, em vez de derreter como os sorvetes convencionais, o JELL-O adquire a consistência gelatinosa de um pudim. O truque “antimelança” pode estar no uso de uma goma que faz com que a água do sorvete fique ligada aos demais ingredientes por mais tempo.
Estranheza na mesa
Veja o segredo de outros alimentos de textura esquisita.
Ventolate
Nos chocolates aerados, como o Suflair, a massa ainda líquida recebe uma injeção de gás carbônico ao ser colocada no molde. Em seguida, o chocolate é resfriado e a barra se solidifica, mantendo as bolhinhas no seu interior.
Zé grudento
O truque do marshmallow é a combinação de goma – arábica, clara de ovo e gelatina amolecida em água quente, que, junto com outros ingredientes, são misturadas até ganharem aquela consistência grudenta.
Molenga
A mistura de gelatina incolor com clara batida em neve também é o segredo da consistência fofinha da maria-mole. Polvilhado no doce depois de pronto, o coco ralado ajuda a evitar o gruda-gruda.
Engomadinha
A presença de um agente colágeno – de origem animal ou vegetal – é o que dá a textura elástica das balas de goma, capazes de se “desamassar” mesmo depois de pressionadas nos dedos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário