O quadro mais importante de Pablo Picasso é “Guernica”. Em abril de 1937, o general Francisco Franco comandava o exército rebelado contra o governo republicano espanhol. Para demonstrar o poderio militar que tinha à sua disposição. Franco pediu ao aliado Adolf Hitler que enviasse uma esquadrilha de bombardeiros para destruir uma cidade da Espanha. A escolhida foi Guernica, arrasada completamente.
Picasso ficou indignado com essa brutal destruição, e pintou o quadro de 7,76 x 3,39 metros para o pavilhão espanhol na Feira Mundial de Paris. “Guernica” ficou no Museu de Arte Moderna de Nova York até 1981. A pedido do próprio Picasso, o quadro só foi devolvido à Espanha quando ela voltou a ser um país democrático. Hoje o quadro está no Museu Rainha Sofia, em Madri.
Agora, 73 anos depois, Guernica ganha uma mão da tecnologia para deixar os elementos do quadro ainda mais perto dos observadores. Lena Gieseke, da Universidade da Geórgia, Estados Unidos, transformou o cubismo de Picasso em 3D. Picasso recorreu às tintas, enquanto Lena usou o computador. Mergulhe na obra:
Nenhum comentário:
Postar um comentário